Versículos Evangélicos

Versículos para estudo da palavra de Deus

Versículos da Bíblia

20 versículos-chave da Bíblia sobre vingança que mostram que a vingança pertence a Deus

A Bíblia adverte sobre os perigos da vingança, destacando como a busca por retaliação pode levar a um ciclo interminável de violência e ódio. Ao invés disso, muitas passagens bíblicas enfatizam o perdão, a misericórdia e a busca pela paz como alternativas à vingança, sugerindo que o verdadeiro poder reside na capacidade de perdoar e seguir em frente. A seguir, você irá conferir os 20 versículos sobre vingança para entregar nas mãos de Deus a sua ira, pois a justiça do Senhor nunca falha.

Passagens bíblicas sobre vingança para entender que Deus proíbe a vingança

1. Romanos 12:19

“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor.”

2. Provérbios 20:22

“Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’; espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você.”

3. Levítico 19:18

“Não procure vingança nem guarde rancor contra alguém do seu povo, mas ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.”

4. Provérbios 24:29

“Não diga: ‘Assim como ele me fez, assim o farei; tratarei cada um conforme o seu procedimento.'”

5. Mateus 5:38-39

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.”

6. Salmo 94:1

“Ó Senhor, Deus vingador, Deus vingador, mostre-se!”

7. Deuteronômio 32:35

“O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que o poder deles se foi e que não há escravo nem livre.”

8. 1 Tessalonicenses 5:15

“Tenham cuidado para que ninguém retribua mal por mal, mas sempre procurem fazer o bem uns aos outros e a todos.”

9. Salmo 94:23

“Ele fará cair sobre eles a sua própria maldade, e os destruirá pelo seu próprio poder; o Senhor, o nosso Deus, os destruirá.”

10. Provérbios 25:21-22

“Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe de comer; se estiver com sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você.”

11. Mateus 6:14-15

“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.”

12. 1 Pedro 3:9

“Não retribuam mal por mal, nem insulto por insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.”

13. Romanos 12:17

“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.”

14. Provérbios 20:22

“Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’; espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você.”

15. Êxodo 23:4-5

“Se você encontrar o boi do seu inimigo ou o seu jumento desgarrado, leve-o de volta a ele. Se vir que o jumento do seu inimigo está caído debaixo do peso da carga, não o abandone; ajude-o a levantá-lo.”

16. Lucas 6:27-28

“Mas a vocês que estão me ouvindo, eu digo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.”

17. Provérbios 24:17-18

“Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar, para que o Senhor não veja isso e se desagrade, e desvie deles a sua ira.”

18. Lucas 6:35

“Amem, porém, os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca. Então, a recompensa que terão será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.”

19. Mateus 5:43-45

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.”

20. 2 Coríntios 10:4

“As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.”

Esses versículos sobre vingança destacam a importância do perdão, da bondade e da confiança na justiça divina. Essas passagens nos exortam a superar nossos instintos de vingança e a buscar o bem, mesmo em meio a conflitos e injustiças. Ao nos voltarmos para os ensinamentos da Bíblia, encontramos um caminho de paz, reconciliação e amor de Deus.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Versículos Evangélicos

A equipe editorial do Versículos Evangélicos é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia e pela escrita. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante.