Os 20 versículos sobre desculpas que todo crente deveria conhecer

Na Bíblia, encontramos muitos versículos que falam sobre desculpas, no entanto, existem dois sentidos para desculpa: sendo o primeiro quando nos arrependemos, assumindo totalmente que estamos errado e pedimos desculpas por algo que fizemos ao nosso próximo e, há também o sentido de dar desculpa para não fazer tal tarefa. Entretanto, à luz da Bíblia, quando o assunto é pedir desculpas ou perdão, não se trata de uma opção, e sim um mandamento de Deus.

Lembre-se, não perdoarmos o próximo, também não receberemos o perdão de Deus. E, quando se fala em dar desculpas, isso não agrada a Deus, pois está ligado tanto à mentira quanto à preguiça. Quando é para fazer a obra de Deus, não podemos dar desculpas, afinal, o Senhor não se agrada do homem preguiçoso. E a mentira é um pecado detestável aos seus olhos. Por isso, seja esforçado em todas as tarefas e saiba como perdoar com estes poderosos versículos sobre desculpas na Bíblia.

Versículos de desculpas para saber a perdoar e se livrar as desculpas

Colossenses 3:13
NVI

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Lucas 6:37
NVI

“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.

Lucas 17:3-4
NVI

Tomem cuidado.
“Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.

Gênesis 50:17
NVI

Que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus ir­mãos que o trataram com tanta maldade!’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quan­do recebeu o recado, José chorou.

Efésios 4:32
NVI

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

Mateus 6:14-15
NVI

Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.

Marcos 11:25
NVI

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados.

Marcos 11:25
NVI

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados.

Gênesis 50:17
NVI

Que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus ir­mãos que o trataram com tanta maldade!’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quan­do recebeu o recado, José chorou.

Mateus 18:21-22
NVI

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Versículos sobre dar desculpas e os conselhos de Deus acerca da mentira e da preguiça

Jeremias 1:6
NVI

Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.

Provérbios 26:13
NVI

O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas!”

Provérbios 22:13
NVI

O preguiçoso diz: “Há um leão lá fora!” “Serei morto na rua!”

Juízes 6:15
NVI

“Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”

Juízes 6:15
NVI

“Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”

Lucas 19:12-27
NVI

Ele disse: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar. Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até a minha volta’. “Mas os seus súditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’.

Mateus 22:2-3
NVI

“O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho. Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.

Lucas 9:59-62
NVI

A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”.

João 15:22
NVI

Se eu não tivesse vindo e falado a vocês, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

1 João 1:8
NVI

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Deus se agrada daqueles que são humildes de coração, que sabe tanto pedir o perdão quanto perdoar o seu próximo. E, claro, se alegra também daqueles que são esforçados, que não ficam inventando desculpas ou mentiras para trabalhar na obra do Senhor. Assim, se você deseja ser um crente bem-aventurado, aprofunde mais o seu conhecimento na palavra de Deus e confira também estes 30 versículos sobre MENTIRA para conhecer a verdade e ser liberto.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!