30 versículos-chave da Bíblia para vencer o pecado e resistir o inimigo

Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. Sim, podemos dizer que Hebreus 2:18, é um dos versículos sobre tentação mais conhecidos da Bíblia.

Este texto fala que Jesus foi tentado enquanto viveu na terra. Ou seja, em conformidade com a palavra de Deus, Jesus foi tentado pelo próprio Diabo, mas Ele venceu todas as tentações e, nos mostrou que também somos capazes de resistir o pecado e vencer o inimigo.

Na Bíblia, outro versículo sobre tentação que também nos chama muito atenção é Tiago 1:13-14, que diz o seguinte: Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Por tanto, a tentação não vem do Senhor, ela vem de Satanás e de nossos desejos pecaminosos.

Veja também: Estudo e Explicação de 1 Pedro 5:8 (estejam alertas e vigiem)

Todas as pessoas enfrentam tentações, mas Deus é fiel e, não permitirá que sejamos tentados além daquilo que possamos suportar. 

O inimigo pode tentar qualquer pessoa; porém, se formos obedientes a Deus, submetendo a Ele, vamos resistir ao Diabo, e ele fugirá de nós (Tiago 4:7). É importante ressaltar que não é pecado “ser tentado”. Mas, se o homem ceder a tentação, verdadeiramente cai no pecado.

Versículos bíblicos sobre tentação que vão te ajudar a vencer as forças do mal

Lutar contra a tentação realmente é difícil, mas não é impossível de vencer. Há vários versículos sobre tentação na Bíblia que nos ajudam a vencer o mal. O livro de 1 Coríntios 10:13, por exemplo, nos afirma que quando formos tentados pelo maligno, Deus providenciará um escape, para que possamos suportar. Ou seja, o Senhor está sempre pronto para nos ajudar. Por tanto, quando você for tentado, ore a Deus e clame por ajuda, pois Ele é o único que pode nos dar força para vencer todas as tentações do inimigo. 

Versículos famosos sobre tenção para refletir

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.

— Tiago 1:12-14
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

— 1 Timóteo 6:9-10
Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.

— 1 Tessalonicenses 3:5
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

— Mateus 6:13
Perdoa-nos os nossos pecados,
 pois também perdoamos
 a todos os que nos devem.
 E não nos deixes cair
 em tentação".

— Lucas 11:4
"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou.
Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

— João 15:18-19
Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.

— Tiago 1:13

Versículos sobre tenção de Jesus

O Diabo lhe disse: "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'". O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: "Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será teu". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".

— Lucas 4: 3-8
O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: " 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'". Jesus respondeu: "Dito está: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'". Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna.

— Lucas 4: 9-13
Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

— Hebreus 4:15-16
Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

— Hebreus 2:18
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.

— Mateus 4:1
Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam.

— Marcos 1:13

Versículos sobre tenção e pecado na Bíblia

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.

— Tiago 1:14-15
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ame­aça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".

— Gênesis 4:7
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha

— Efésios 4:26
Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

— Gálatas 6:1-2
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

— 1 João 5:18

Versículos sobre tenção para vigiar e não cair nas ciladas do adversário

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

— Marcos 14:38
"Por que estão dormindo?", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!"

— Lucas 22:46
Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

— 1 Pedro 5:8-9
Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. Não permitas que o meu coração se volte para o mal nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes!

— Salmos 141:3-4
"Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar em pé diante do Filho do homem".

— Lucas 21:34-36

Versículos sobre tentação para resistir ao inimigo

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

— Tiago 4:7
Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo,
não ceda!

— Provérbios 1:10
"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

— Mateus 26:41
Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação".

— Lucas 22:40
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.

— 1 Coríntios 10:13
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

— 1 Timóteo 6:9

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!