30 versículos-chave da Bíblia sobre PECADO para ficar longe do mal e ter uma vida purifica por Jesus

Uma das expressões mais usadas no mundo cristão e mencionadas no contexto religioso é a palavra “PECADO”; mas afinal, o que é pecado segundo a palavra de Deus?

Então, podemos afirmar que é – transgredir, se rebelar ou desobedecer ao Senhor; isto é, fazer aquilo que não o agrada. Na Bíblia, é possível encontrar vários versículos sobre pecado, os quais nos mostram as consequências que ele pode trazer para quem vive pecando.

O texto bíblico diz que por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará (Mateus 24:12). Contudo, diante desse versículo, temos a certeza que o pecado esfria o amor com Deus, e se o crente não vigiar e cuidar desse amor, ele separa do Pai celestial.

Veja também: Jejum e oração: saiba como fazer e entenda para que serve

Um dos versículos sobre pecado bastante conhecido na palavra de Deus, nos afirma que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). No entanto, em João 8:34, o próprio Jesus deixou claro que quem vive pecando é escravo do pecado. Ou seja, é aquele que deixa de fazer a vontade de Deus para fazer aquilo que o Diabo gosta, o pai do pecado.

Versículos bíblicos sobre pecado que mostram que Deus perdoa quem se arrepende

A Bíblia diz que a humanidade estava condenada à morte por causa do pecado; mas, por amor a nós, Deus enviou Jesus para nos libertar do pecado. A verdade, é que todos nós estamos sujetos a errar a qualquer momento, porque a nossa carne é fraca. Mas, se observamos com clareza os versículos sobre pecado, veremos que em diversas passagens o Senhor diz que devemos vigiar e orar; afinal, o espírito está sempre pronto (forte) / (Mateus 26:41).

Sendo assim, se por falta de descuido você vier cair no pecado, arrependa-se e confesse, pois se você abandonar o mal e orar ao Senhor, Ele perdoará os seus pecados.

Tudo sobre pecado na Bíblia

Hoje, quem aceita Jesus como o seu único Salvador e vive uma vida separada do mal, já não é mais escravo do pecado. A seguir, você irá conferir os 30 versículos sobre pecado mais relevantes da Bíblia. Acompanhe!

Quem pratica o pecado transgride a Lei
1 João 3:4
    
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

Isaías 64:6 – “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe”.

Quem disser que não tem pecado, engana si mesmo
1 João 1:8-9
    
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Romanos 3:23 – “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

O Espírito Santo convence o mundo do pecado
João 16:8-9
    
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim.

João 20:23 – “Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.

Quem não faz o bem, comete pecado
Tiago 4:17

Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.

Provérbios 28:13 – “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”.

O pecado, após ser consumado, gera a morte
Tiago 1:14-15   
 
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.

Salmos 32:5 – “Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões”, ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.

Sei que sou pecador desde que nasci
Salmos 51:4-9
    
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci;
 sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro;
lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

João 8:34 – “Jesus respondeu: “Digo a vocês a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado”.

Não deixe o pecado dominar o corpo
Romanos 6:12-18
 
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

1 João 3:8 – “Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”.

Confessem os seus pecados uns aos outros
Tiago 5:16

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Salmos 25:11 – “Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande”!

Se alguém for surpreendido no pecado
Gálatas 6:1-2
    
Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

Romanos 8:1-2 – “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte”.

Foram libertados do pecado  
Romanos 6:22

Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Mateus 1:21 – “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Não pequem quando estiver irados
Efésios 4:26
 
Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha.

2 Coríntios 5:21 – “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”.

Se seu irmão pecar, mostre lhe o erro    
Mateus 18:15 

Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.

Salmos 32:1 – “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados”!

Se alguém fizer cair no pecado os pequenos
Mateus 18:6
   
Mas, se alguém fizer cair no pecado um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

Salmos 19:12 – “Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço”!

Quem nasce de Deus não está no pecado
1 João 5:18
  
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Gênesis 4:7 – “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ame­aça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.

O pecado que habita em mim
Romanos 7:14-17  

"Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa. Nesse caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim".

Romanos 6:23 – “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!