28 versículos-chave da Bíblia sobre preocupação para confiar em Deus nas adversidades

A preocupação é uma realidade da vida que todos nós enfrentamos em algum momento. É uma emoção poderosa que pode consumir nossos pensamentos e nossas energias, muitas vezes levando-nos à ansiedade e ao estresse. Mas, quando lemos os versículos sobre preocupação, aprendemos a lidar com os nossos problemas. A seguir, preparamos uma lista com as principais citações bíblicas que vão te ajudar a confiar em Deus em meio as circunstâncias e descobrir como elas podem nos ajudar a encontrar paz e tranquilidade diante de qualquer adversidades. Acompanhe!

Passagens bíblicas sobre preocupação para entregar a Deus as suas seus problemas

Mateus 6:25-27 – “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

Filipenses 4:6-7 – “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”

1 Pedro 5:7 – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”

Mateus 6:34 – “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

Salmo 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair.”

Lucas 12:25-26 – “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?”

Provérbios 12:25 – “A ansiedade no coração do homem o deprime, mas uma boa palavra o alegra.”

Salmo 94:19 – “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.”

Mateus 11:28-30 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Lucas 12:22 – “Portanto, eu digo a vocês: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.”

Filipenses 4:19 – “E o meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Salmo 37:7 – “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.”

Mateus 6:31-32 – “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.”

1 Pedro 5:6 – “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.”

Salmo 23:4 – “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”

Mateus 10:19-20 – “Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados com o que devem dizer ou como devem dizer. Naquela hora, vocês receberão o que devem dizer, pois não serão vocês que falarão, mas o Espírito do Pai de vocês falará por meio de vocês.”

Salmo 56:3 – “Sempre que eu estiver com medo, hei de confiar em ti.”

Lucas 21:14-15 – “Façam o seguinte: preparem-se para o julgamento. Não fiquem preocupados com o que irão dizer para se defender, pois eu lhes darei as palavras certas e a sabedoria que nenhum dos seus inimigos poderá resistir nem contradizer.”

Mateus 6:27 – “Qual de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

2 Coríntios 12:9-10 – “Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.”

Salmo 27:1 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!