30 textos bíblicos sobre promessas de Deus para crer que elas vão se CUMPRIR

Quando lemos a Bíblia, nos deparamos com muitos versículos que falam das promessas de Deus, às quais o Senhor fez para todos aqueles que o amam e que nEle confiam.

A Bíblia diz em Josué 21:45, que de todas as boas promessas que o ­Senhor fez ao povo de Israel, todas elas se cumpriram. Assim, podemos afirmar que Deus sempre cumpre aquilo que ele promete. Ou seja, Ele nunca falha!

Passagens bíblicas sobre promessas de Deus que mostram que elas nunca falham

Algumas passagens bíblicas, como João 14:16-27, 1 João 2:25, João 15:7, visto como uns dos versículos sobre promessas de Deus mais relevantes da Bíblia, destaca que quando Jesus veio a este mundo, Ele nos prometeu boas coisas; entre elas, estão:

  • Prometeu que enviaria o consolador (João 14:16-27)
  • Que voltaria para levar a sua igreja (João 14:1-3)
  • Prometeu estar conosco (Mateus 28:20)
  • Prometeu perdoar todos os pecados (1 João 1:9)
  • Que nos ajudaria a vencer as aflições (João 16:33)
  • A grande promessa da vida eterna (1 João 2:25)…

Deus não mente! Se Ele te prometeu alguma coisa, com certeza vai cumprir na sua vida. O texto de Números 23:19, nos traz uma grande exortação cerca deste tema: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir”? Por tanto, não podemos abrir mão da esperança que temos em Deus, pois Ele é fiel para cumprir o que tem nos prometido!

No entanto, acontece que o tempo de Deus é diferente do nosso, ou seja, as boas promessas do Senhor se cumprem no momento certo e na hora certeza (Eclesiastes 3:11, Eclesiastes 3:1, Gálatas 4:4, Gênesis 18:10). Contudo, só precisamos aguardar nEle com confiança. Assim, para aumentar a sua esperança, decidimos trazer os principais versículos de promessa de Deus, para confiar nas boas coisas que Ele têm prometido, porque o Senhor é fiel o tempo todo!

Exemplos de promessas de Deus na Bíblia

Jesus prometeu a vida eterna
1 João 2:25
    
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.

Jesus promete perdoar os pecados
1 João 1:9
    
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Filipenses 4:19 – O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Deus prometeu descanso a Israel
1 Reis 8:56
    
"Bendito seja o Senhor, que deu descanso a Israel, o seu povo, como havia prometido. Não ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que ele fez por meio do seu servo Moisés.

Neemias 9:7-8 – “Tu és o Senhor, o Deus que esco­lheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão. Viste que o coração dele era fiel, e fizeste com ele uma aliança, prometendo dar aos seus descendentes a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus. E cumpriste a tua promessa porque tu és justo.

Deus não modifica suas promessas
Salmos 89:34-37
    
Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios. De uma vez para sempre jurei pela minha santidade e não mentirei a Davi, que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol; será estabelecido para sempre como a lua, a fiel testemunha no céu."

Jeremias 33:14-16 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá. “Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra. Naqueles dias, Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça”.

Deus promete e cumpre
Números 23:19

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?

Josué 21:45 – De todas as boas promessas do ­Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.

Quantas forem as promessas feitas por Deus
2 Coríntios 1:19-20
    
Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi "sim" e "não", mas nele sempre houve "sim"; pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o "sim". Por isso, por meio dele, o "Amém" é pronunciado por nós para a glória de Deus.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Boas pro­messas que o Senhor
Josué 23:14
    
"Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas pro­messas que o Senhor, o seu Deus, fez dei­xou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhu­ma delas falhou.

Salmos 119:140 – A tua promessa foi plenamente comprovada, e, por isso, o teu servo a ama.

Esperem pela promessa de meu Pai
Atos dos Apóstolos 1:4-5
    
Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo".

2 Pedro 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

As promessas feitas a Abraão
Gálatas 3:16
    
Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: "E aos seus descendentes", como se falasse de muitos, mas: "Ao seu descendente", dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

João 16:33 – “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Abraão alcança a promessa após espeerar  
Hebreus 6:13-15
 
Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: "Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes". E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

Deuteronômio 28:9 – “O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele.

Deus é fiel em suas promessas e bom em tudo
Salmos 145:13
 
O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

O Senhor nos dá preciosas promessas 
2 Pedro 1:4
    
Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

Salmos 85:8-9 – Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse; ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! Não voltem eles à insensatez! Perto está a salvação que ele trará aos que o temem, e a sua glória habitará em nossa terra.

A promessa da vida eterna aos que perseverar 
Tiago 1:12 

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.

Salmos 138:4 – Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.

A tua promessa dá-me vida
Salmos 119:50

Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida.

O Salmos 145:13 revela que Deus é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. Creia nas promessas do Senhor para a sua vida e veja também Os 33 versículos sobre processos na Bíblia; entenda porque temos que passar por ele

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!